Viva Vista Cortinas

5 dicas para escolher cortinas

Quem nunca ouviu a expressão: ‘‘Cortina da casa da vó’’? Com certeza já, e quando viu algo que não lhe agradou o tecido, ou a estampa, pensou naquela cortininha floridinha. Mas isso já ficou no passado. Atualmente as cortinas, assim como as persianas, deixaram para trás os estereótipos e vieram para AGREGAR nos ambientes.

As persianas não são mais exclusivamente de escritórios “sem graça”; e as cortinas se tornaram item de pura sofisticação e requinte na decoração dos lares. Mas, claro, é necessário fazer a escolha certa e isso, muitas vezes, não é fácil. Tecidos, modelos, cores, texturas e diferentes materiais podem resultar em um verdadeiro “circo”. Para isso não acontecer, confira essas 5 dicas incríveis que vão elevar sua vista da janela e abrilhantar seu cômodo:

🎯 1. Defina o objetivo da cortina no espaço: Antes de tudo, por que você quer ou precisa de uma cortina? Seja para evitar a passagem da luz, ter mais privacidade ou somente para decorar o ambiente? O motivo precisa ser definido. Pois existem modelos que são ideais para cada ocasião e finalidade.

🎨 2. Opte por cores neutras: Quando se trata de cores em cortinas, as neutras são sinônimo de liberdade na decoração. As opções como o off-white, branco ou bege são indicadas para ambientes já prontos com itens decorativos já definidos. Agora, se você quer fazer do zero, e quer a cortina como uma das estrelas, cuide para que cada item esteja harmônico com a cor escolhida e tecido – assim o espetáculo não irá virar um”show de horrores”.

📏 3. A altura ideal da cortina: Tamanho é documento quando se trata de cortinas. Sendo assim, opte sempre por modelos longos. Mas a maior dúvida: ela deve ir até o chão? Caso a diferença entre a janela e o teto seja de até 30 cm, use todo o comprimento. Para garantir elegância e alongamento do pé direito, deixe uma sobra de até 4 cm na barra. Ah, e #ficadica, cortinas curtas SOMENTE no quarto das crianças.

🧶 4. A escolha do tecido e seu impacto no ambiente: Existem diversas opções que vão dar o toque certo no seu objetivo, ou que podem estragar tudo. Por essa razão, escolha com cuidado e consulte nossa especialista antes da compra. O voil, muito usado atualmente, impede levemente a entrada de luz natural e dá um charme incrível à decoração. Agora, se precisar deixar o ambiente bem escuro, investir na cortina blackout pode ser uma boa solução para bloquear a entrada de luz e promover o isolamento acústico no ambiente.

🧮 5. Como calcular a medida certa para a cortina: Tudo começa pela medida exata da janela e, desse modo, se pode determinar a quantidade certa de tecido para cada modelo de cortina. Para quem optar por modelos prontos, o cálculo é simples: some 40 cm à medida da largura da janela e multiplique o total por 2 caso o tecido seja encorpado (linho, algodão, shantung) ou por 3, se for leve (voil, seda). Agora quer modelos com sobras e volume, o cálculo vai depender do quanto e qual visual desejar dar.

Bom, na dúvida, não arrisque, fale com quem entende de cortinas e persianas. Além de conhecer o processo de produção, desde o projeto ideal até a instalação, a Viva Vista trabalha com projetos residenciais e corporativos focada em gerar maior bem-estar possível a cada ambiente.

Possuímos um amplo mostruário de cortinas e persianas, com diversos modelos, texturas, tecidos e acabamentos, chame pelo whats 51 99661-1257 e vamos marcar uma visita para ver qual projeto fica melhor no seu ambiente.

Posts recentes

Fale conosco